terça-feira, 3 de maio de 2011

ESTRESSE

O Velho inimigo que você precisa domar.
Uma cascata de reações ocorre no organismo em situação de estresse. Lá no cérebro é ativada a área da hipófise, onde são produzidas substancias que disparam as catecolaminas capazes de acelerar o coração. Não custa lembrar que a noradrenalina e a adrenalina fazem parte desse grupo e que estão relacionadas à vasoconstrição e à taquicardia. Assim as artérias se contraem, diminuem de diâmetro e o fluxo sanguineo é prejudicado. De novo, abre-se caminho para problemas cardiovasculares. O coração, porem, não é o único beneficiado quando você tenta levar um dia-a-dia mais sossegado. O estresse também debilita o sistema imunológico, favorecendo tumores e infecções dos mais diversos tipos. Quem nunca ficou gripado ao passar por um período de estafa?
Quem vive no maior corre-corre, especialmente nas grandes cidades, se pergunta se não seria um sonho impossível. A formula não é simples só que vale muito a pena tentar.
Primeiro temos que botar na cabeça que nosso organismo não esta preparado para trabalhar incessantemente. É imprescindível se dedicar a um tempinho de “ férias” todo santo dia. Isso mesmo. Nada de esperar 11 meses trabalhando axaustivamente para descansar um mês. Minha recomendação é que você experimente pequenos prazeres no cotidiano para limpar a cabeça – e varrer as catecolaminas do seu sangue.
Nesse campo, as sugestões são diversas. Tentar um hobby. Reserve alguns minutos do dia para bater papo com seus amigos. Leve um DVD de comedia para casa e se entregue as boas risadas – está provado, acredite que tristeza e mau humor fazem muito mal ao peito.
Não faltam idéias e você precisa encontrar o seu caminho. O que lhe daria mais prazer no seu dia-a-dia? No que diz respeito à saúde, posso pegar carona e lhe dar um conselho: faça das suas refeições verdadeiros rituais. Aprecie cada bocada de comida vagarosamente, procurando sentir sutilezas de seu sabor.
Aja como um gourmet sempre!
E, para fechar, uma ultima dica: dedique-se à meditação. Muitas pesquisas serias apontam essa pratica como ótima aliada contra os males cardiovasculares. O organismo de quem medita se recupera mais rápido do estresse, ou seja, se livra mais depressa da ação das catecolaminas. Alem disso, quem pratica a técnica tende a encarar o mundo com mais calma, sem fazer drama – e gerar estresse – por qualquer bobagem.
Para aderir à medicação, nem sequer é preciso sentar-se na posição de lótus. Ate mesmo no trabalho dá para reservar alguns minutos, fechar os olhos e procurar concentrar-se única exclusivamente na sua respiração, expulsando da mente qualquer outro pensamento que não seja encher e esvaziar seus pulmões. Perceba apenas a entrada e a saída do ar, sem tentar controlá-lo. Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário