terça-feira, 3 de maio de 2011

CARNES


Bovina, suína, de aves ou de peixes – todas elas entram na dieta, desde que sejam os tipos de cortes mais saudáveis.
Alimentação equilibrada é sinônimo de variedade, por isso a dieta não deixa de fora nem sequer a carne vermelha, que durante muito tempo foi associada a problemas para as artérias. Hoje sabemos que não é bom é bem assim. A carne vermelha magra ajuda, inclusive, a combater os níveis altos e perigosos de homocisteina. Mas vamos abrir este texto falando dos pescadores. Eu sempre pergunto por que o brasileiro não come tanto peixe, já que o nosso país tem uma costa enorme e a maior bacia fluvial do planeta. Nosso consumo deveria ser muito maior – ate para o coração bater mais feliz, uma vez que esse alimento tem a porção de nutrientes benéficos. Muitos pescadores, por exemplo, são ricos em ômega-3, uma gordura boa que ainda por cima tem ação antiinflamatória.
RECOMENDAÇÕES DE DIETA.
A sugestão é de duas porções pequenas por dia. Valem peixes, aves e cortes magros de carne bovina e suína.
Cada porção equivale a 1 filé pequeno ou posta de 100 gramas.
A ação antiinflamatória do ômega 3 dos pescadores ajuda a barrar o avanço da aterosclerose – cujo estopim é sempre uma inflamação na parede dos vasos. Há, porém, m outro beneficio da substancia: ela ajuda a diminuir a pressão. Mas ai é preciso ter cautela. Eu explico. As melhores fontes de ômega-3 nas águas são os peixes como o salmão, o atum, a cavala, a sardinha, o arenque, o linguado, a truta e o bacalhau. Alguns deles, você sabe, costumam vir acompanhados de sal, muito sal -  o bacalhau e o arenque são exemplos típicos.
A pescada branca, o robalo, a corvina e o pintado também são indicados para quem segue dieta. Mas são ricos no ômega-3, porém são tão nutritivos que não poderiam ficar de fora de nenhum cardápio saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário