terça-feira, 3 de maio de 2011

ALHO E CEBOLA


Um tempero a mais...
Alho e cebola também ajudam no controle da hipertensão.
O alho, eu diria, é um dogma quando o assunto é pressão arterial. Ele tem sido chamado há séculos por mantê-las nos eixos.
Ate nas pirâmides egípcias há inscrições datadas de milhares de anos relatando esse atributo terapêutico.
Os chineses também se beneficiam do uso do alho contra a hipertensão faz milênios. Hoje já existem diversos trabalhos científicos sobre o poder hipotensor do ingrediente. Seu conjunto de componentes antioxidantes preservam os vasos e isso, indiretamente garante uma maior estabilidade à pressão – que, como se viu, vai às alturas quando as paredes das artérias se tornam menos elásticas e cheias de lesões. Mas o principal composto é justamente o que lhe confere o sabor característico – a alicina. E eis a questão: para aproveita-la deve-se comer o alho cru.
O alho contem ainda potássio, selênio, vitamina C e fibras – uma soma invejável de nutrientes, que por si só já valeria a inclusão desse vegetal em um cardápio. Mas, claro, não é entupir o prato com o tempero. A regra numero 1 é variar. E depois, se exagerar no alho, ninguém vai se aproximar de você... Brincadeira à parte, eu me preocupo porque vejo muitos pacientes cogitando abandonar seus medicamentos só porque estão consumindo muito alho ou cápsulas de alho. Obvio que isso é arriscado.
Sobre a cebola eu quase posso tecer os mesmos elogios. Ela também concentra substancias benéficas, como a adenosina, que teriam uma atuação na elasticidade dos vasos. Entretanto faltam muitos estudos para atestar sua eficácia contra males cardiovasculares. De qualquer maneira, capriche no tempero – com cebola, com alho e com ervas – porque isso ajuda a manter o saleiro longe do fogão. O que já é ótima idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário