sexta-feira, 3 de junho de 2011

PERÍODO DE GESTAÇÃO MÊS A MÊS (40 SEMANAS).


O tempo de uma gravidez completa tem 280 dias. Também pode ser contada em 10 meses lunares, em 40 semanas ou em 9 meses solares; é mais simples fazer a contagem dos meses lunares, que têm sempre 28 dias (4 semanas). O mês solar varia, pode ser 30, 31 e 28 dias.
Com a gravidez surgem as alterações psíquicas, físicas e hormonais; mudam as funções do organismo, os contornos da silhueta se alteram progressivamente, há mudanças metabólicas e hormonais que alteram a aparência da pele (fica mais elástica), da musculatura ( fica impregnada de líquido); há mudanças nos tecidos ósseos e cartilaginosos.
Do ponto de vista físico, há alterações hormonais e o crescimento do útero, acontecem mudanças nas articulações, na textura da pele, na circulação, na respiração e no sangue, devido a modificações metabólicas e minerais. A partir do sexto mês afrouxa-se a parede abdominal. Os contornos da silhueta se alteram; a coluna fica carregada pela modificação da postura, a bacia se alarga, com o afastamento das articulações, para dar espaço para o crescimento do útero e do bebê que ali vai se desenvolver até nascer. As vísceras são empurradas para cima e há redução do espaço pulmonar, daí algumas gestantes apresentarem dificuldades para respirar.

DESENVOLVIMENTO MÊS A MÊS.
Depois de vencer obstáculos o espermatozóide penetra no óvulo, dando origem ao zigoto (o ovo), e tem inicio uma nova vida que terá 40 semanas para se desenvolver até o nascimento.

1º mês lunar.
(primeiras 4 semanas)
Até antes de acontecer o atraso menstrual, 6 a 7 dias após a concepção, o ovo procura o lugar em que vai se implicar no útero e vai se aprofundando progressivamente no tecido uterino. No lugar em que se implantar, a placenta se desenvolverá. Dependendo da localização da placenta, a gravidez pode ter problemas. A gravidez pode acontecer excepcionalmente fora do útero; mas mesmo no útero, se for numa posição muito baixa, perto do colo do útero, poderá existe sangramentos durante a gravidez.
No final da segunda semana, completa-se o processo de implantação do ovo. Pode haver pequeno sangramento, que leva as mulheres a pensarem que estão mestruando, quando, na verdade, ainda não ocorreu o atraso da mestruação.
A placenta e o cordão umbilical começam a se estruturar na terceira semana. Na quarta semana forma-se a membrana, que dará origem à bolsa de líquido.


2º mês lunar.
5º 6º 7º e 8º semanas
Durante esse período as mulheres fazem testes de gravidez e se consultam para saber se estão grávidas.
Uma vez confirmada a gravidez, começam os exames do pré-natal, quando se avalia a saúde da futura mamãe e se tenta identificar possíveis problemas que possam prejudicar o bebê: tipagem de sangue ABO e Rh; hemograma; pesquisa de diabetes; sífilis; toxoplasmose; rubéola; hepatite; HIV 1 e 2; cultura de urina; protoparasitológico de fezes.
Também nessa fase começa a ingestão de vitaminas com acido fólico, pois está aprovado que a falta dessa substancia pode levar à malformação do sistema nervoso e da coluna do bebê.
Na futura mamãe as glândulas mamarias se modificam, os seios crescem, a frequência urinaria aumenta – com o crescimento do útero pressionando a bexiga – e começam as náuseas, vômitos, má digestão e salivação excessiva. A gestante torna-se emocionalmente mais sensível e sente mais sono. Começam os cuidados com os seios, com o uso constantes de sutiãs que os sustentes sem apertar.
Cremes hidratantes devem ser usados para prevenir estrias.
Desconsidere o que vai ouvir de leigos sobre alimentação – siga a orientação medica, para se alimentar bem e não ganhar peso em excesso e rapidamente. O ganho tem de ser gradual, entre 1 kg a 1,5 kg a cada 4 semanas. Evite carboidratos, doces, refrigerantes, enlatados. Como ocorrem vômitos e náuseas durante os primeiros três meses, é possível que a gestante perca o apetite e, por conseguência, algum peso, mas isso é passageiro. Sem os distúrbios, o apetite voltará. É muito importante tomar 1,5 litros de água diariamente, mais leite e derivados.
Cólicas fortes nessa fase não combinam! Nem um pouquinho... Caso você sinta dores, elas devem ser comunicadas ao meu médico. Corrimentos podem surgir e vão ser adequadamente tratados quando realmente forem patológicos, pois há um aumento natural de secreções que não significam doença (não são corrimentos, na verdade) apenas dão incômodo.
O embrião esta formado na 5º semana, envolvido num saco gestacional, com olhos, ouvidos, coração, fígado e membros superiores e inferiores incipientes, há indícios da formação cerebral. Os batimentos cardíacos são visíveis no ultrassom.
6º semana: o saco gestacional tem 2 a 3 cm de comprimentos e já se vê o cordão umbilical em formação.
8º semana:  a cabeça surge maior que o tronco (metade do comprimento total). Aparecem os dedos dos pés e das mãos e as orelhas começam a despontar. Forma-se um sistema nervoso primário e se formam os órgãos digestivos. Os olhos dispostos nas laterais da cabeça e as características faciais são identificáveis.

3º mês lunar.
9º, 10º, 11º e 12º semanas.
Já é possível sentir o útero, apalpando a região acima dos pêlos pubianos. A placenta funciona, promovendo a troca de nutrientes, mais a circulação e a oxigenação entre mãe e feto. Surgem as contrações de Braxton Hicks ( indolores, com a função de preparo e desenvolvimento uterino até o parto), que permanecem durante toda a gravidez.
Na 10º semana de gestação, termina a fase do embrião e começa o período fetal. As estruturas formadas durante a fase embrionária passam a desenvolver.
12º semana: o feto está com 6 a 7 cm de comprimento. Começa a ossificação, surgem os primeiros pêlos; os órgãos sexuais vão ganhando definição.
O liquido amniótico presente na bolsa, em torno de 50 ml, vai aumentando com o decorrer da gravidez.

4º mês lunar
13º, 14º, 15 e 16º semanas.
Os seios chegam ao tamanho máximo, as auréolas ficam escura, os bicos dos seios aumentam e aparece o colostro. Surgem pequenos grânulos ao redor dos mamilos: são os seios sendo preparados para a amamentação.
Os primeiros movimentos do feto já podem ser sentidos por algumas mães. Os batimentos cardíacos do feto são ouvidos no sonar.
O comprimento do feto (da cabeça ao bumbum) chega a 12 cm.
Acontece o alongamento dos membros inferiores, os olhos vão para uma posição mais anterior do rosto.
O feto já ouve vozes, principalmente da mãe. O cérebro começa a decifrar os sentidos; ele sente o carinho das massagens sobre o abdome.

5º mês lunar.
17, 18º, 19 e 20º semanas.
A pele sofre modificações, podendo surgir estrias e manchas no rosto. Surgem acne, coceira na pele e a linha negra, linha escura que passa pelo umbigo e divide o abdome.
Agora, a maioria das gestantes sente os movimentos fetais. Podem ocorrer sintomas como febre, sangramentos, corrimentos, dores de cabeça, zumbido no ouvido, insônia ou sono exagerado, nervosismo, agressividade, angustia, inchaço, hiperacidez do estomago e outros distúrbios gástrico-intestinais, problemas dentários, dor ao urinar ou dor nas costas -  todos esses sinais devem ser comunicados para o médico.
No bebê surgem os cabelos, o vérnix cascoso (substancias gordurosa que protege a pele do bebê), o lanugo, camada de pêlos muito finas que rodeia toda a superfície corporal do bebê e conserva seu calor; vê-se o sexo. O peso chega a 300 gramas.
XIXI DO BEBÊ: A partir da 14º semana, os rins do bebê iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de liquido amniótico.

6º mês lunar
21º, 22º, 23 e 24º semanas.
A coluna vertebral se curva para frente e as articulações pélvicas começam a relaxar para permitir a passagem do bebê no parto.
Os sentidos do bebê estão completos, ele passa a dar chutes, ouve todos os sons, chora, sente gostos e cheiros, distingue claro e escuro. A audição está totalmente pronta e as vozes lá fora vão habituá-lo à língua.
As pálpebras ficam entreabertas, surgem as unhas, a pele é bem rosada, com bastante vérnix, e enrugada, surgindo o deposito de gordura sob a pele. O peso vai a 630 gramas, aproximadamente.

7º mês lunar
25º, 26º, 27º e 28º semanas.
Ocorre aumento do útero e afrouxamento da musculatura do sistema digestivo da musculatura do sistema digestivo, resultante em distúrbio como a má digestão e prisão de ventre.
As consultas medicas devem ser feitas a cada três semanas – a dilatação do útero tem de ser acompanhada.
O bebê mede cerca de 25 cm e tem pele avermelhada. Há atividade nos pulmões e nas pálpebras.

8º mês lunar
29º, 30º, 31º e 32º semanas.
O útero, pesado, comprime a bexiga e a mamãe fica com vontade frequente de urinar. Incham os tornozelos e podem surgir varizes.
O comprimento do bebê até o final do 8º mês lunar chega a cerca de 28 cm ( da cabeça ao bumbum). Os sistemas respiratórios e digestivos estão praticamente desenvolvido.

9º mês lunar.
33º, 34º, 35º e 36º semanas.
O bebê desce para a pelve, as contrações aumentam. A partir da 33º semana as consultas medicas devem passar a ser semanais.
O bebê, mergulhado no liquido amniótico, que chega a 1000 ml, se prepara para o nascimento, e vira para baixo. A pelagem (lanugo) que cobre seu corpo começa a desaparecer.

10º mês lunar.
37º, 38º, 39º e 40º semanas.
Por causa do volume da barriga e do clima de expectativa e ansiedade esse é o período mais difícil para a mamãe. Comer, andar, sentar, respirar e até dormir torna-se complicado para ela. É hora de prestar atenção nos sinais de que vai entrar em trabalho de parto. Ela sente os movimentos constantes do bebê, que já esta pronto para nascer. Quando começarem as cólicas e a perda de liquido, a mamãe deve seguir o mais rápido possível para a maternidade.
No fim do 40º mês lunar o bebê esta completamente desenvolvido; o comprimento esta por volta de 50 cm e o peso, em torno de 3000 a 3500 gramas. O nascimento deve ocorrer durante essa semana, mas é comum a gestação se prolongar por mais duas – devidamente acompanhadas pelo medico.

VILOSIDADES CORIÔNICAS: A bolsa amniótica é recoberta por projeções chamadas vilosidades coriônicas, que penetram no endométrio (a mucosa da parede uterina). O sangue materno circula nas colunas que se formam ao redor das vilosidades; é assim que o alimento e o oxigênio passam de mãe para filho – enquanto as excreções e o gás carbônico fazem o caminho inverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário