sexta-feira, 15 de abril de 2011

PRODUTOS LÁCTEOS

O cálcio desses alimentos não poderia ficar de fora da DASH. Saiba por quê.
Vou abrir esse texto com um recado a nós mulheres: nunca deixemos os produtos lácteos fora do cardápio, o aviso também vale para os homens, mas eu chamo a atenção das mulheres por que o sexo feminino tem um risco aumentado de desenvolver osteoporose, o enfraquecimento dos ossos, principalmente no período da menopausa. E, como se sabe, que o leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio, um mineral que participa da formação esqueleto. Mas é claro que esse não é o principal motivo para esses alimentos terem sua presença garantida na DASH. Há fortes evidências de que, entre aquelas pessoas que consomem fontes de cálcio regularmente, a pressão tende a ser estável. E ninguém preocupado com a hipertensão pode fechar os olhos para os benefícios.
RECOMENDAÇÕES DA DASH.
Queijos magros, iogurtes light e leite desnatado devem ser consumidos de duas a três vezes por dia.
Cada porção equivale a 1 copo de leite ou 1 xícara de chá de iogurte ou 40 gramas de queijo.
Há um porem: no menu da DASH só entram produtos lácteos da categoria dos magros. Não valem aqueles queijos gordos, geralmente os mais amarelos, nem mesmo a coalhada, o requeijão gorduroso, o copo de leite cheio de nata. Esses itens são claro, boas fontes de cálcio também, mas devem ser consumidos com cautela para evitar a disparada do colesterol. Afinal, de que adianta por a pressão em ordem e bagunçar as taxas dessa gordura no sangue, não é mesmo? Sem contar que são bem calóricos, aumentando as chances de você engodar.
É importante ficar muito atento no teor de gordura dos queijos. Leia o rotulo com cuidado. Note que, nesses queijos gordurosos, a molécula que impera é o colesterol. Outra informação para você procurar na embalagem é a quantidade de sal. Até um aparentemente inofensivo queijo tipo Minas pode estar carregado de sódio e, daí, não há cálcio que compense muito, em matéria de pressão. Quanto aos iogurtes e ao leite, é melhor dar preferência aos desnatados ou semidesnatados. Magrinhos, eles concentram mais cálcio do que os magros. Pode conferir no rotulo!

Aqui esta a relação dos produtos lácteos com seus teores de cálcio e gordura. Quanto mais do primeiro, melhor. No caso da gordura é o inverso. Preste atenção e faça boas escolhas para o seu cardápio.
LÁCTEO POR LÁCTEO.
Prefira obter mais cálcio que gordura.

ALIMENTOS                         CALCIO (mg)                   GORDURA (g)
1 fatia de queijo Minas            2747,6
1 copo de iogurte desnatado    261-
1 copo de leite desnatado         204-
1 copo de leite                              2028
1 copo de iogurte c/ polpa de fruta1892
1 copo de iogurte natural                  16821
1 copo de leite de Cabra                 1658
1 fatia de provolone                          1134
1 fatia de queijo prato   1084,9
1 colher de requeijão   841,2
1 fatia de mussarela      773,3
1 fatia de ricota    621,8
1 unidade de leite fermentado   4510
1 colher de cottage    210,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário