sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

O avanço tecnológico, saneamento e tratamento de saúde aumentam muito a expectativa da vida humana.
A longevidade é um fato.

MUDANÇAS DE HÁBITOS.
1 Muitas doenças são crômicas , e não é possível ter a cura delas, mas podem e devem estar controladas. Isso, na maioria das vezes, depende muito de você.
2 Faça o tratamento de reabilitação de seqüelas ocasionadas por alguma doença crônica.
3 Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição ao sol sem proteção. Tenha uma alimentação saudável rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas (frituras em geral).
4 Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, da mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.
5 Pratique atividade de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe da prazer.
6 Mnatenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto sõ muito importantes.
7 tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.
8 Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Isso contribui para preservar a sua memória.
9 tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que soa uteis para manter o equilíbrio mental.
10 Tome corretamente os medicamentos prescritos por medico. Alem de melhorarem sua qualidade de vida, previnem complicações de doenças comuns ao idoso.
Até o momento, a ciência não descobriu nenhum antídoto para combater o envelhecimento. No entanto, um estilo de vida saudável com medidas simples, como as apontadas acima, podem fazer a diferença e proporcionar melhor saúde e bem-estar.
Envelhece com saúde quem se previne das doenças que podem aparecer ao longo da vida, tais como hipertensão, diabetes e osteoporose.
Controlar os fatores de risco das cardiopatas, como o fumo, o sedentarismo e o colesterol alto também é fundamental.
Vale dizer que atividade física e alimentação saudável são algumas das bases para o bom envelhecimento.
Exames médicos periódicos e o aconselhamento medico também podem garantir que estamos no caminho certo, mas é fundamental entender que antes de tudo, o envelhecimento saudável é uma escolha e um compromisso pessoal.
Um compromisso antes de tudo com a manutenção da saúde, prevenção das doenças evitáveis ou das complicações das doenças inevitáveis.
Enfim, o envelhecimento saudável é uma aplicação cientifica do velho ditado; prevenir é o melhor remédio.
Bem falavam os nossos avós!
Fonte: Associação dos Portadores de Doenças Crônicas do Brasil (APDC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário