sexta-feira, 15 de abril de 2011

CAFÉ E VINHO:


MITOS E TEMORES.
Bebidas alcoólicas é um tema recorrente nas conversas com meus pacientes. Alguns, timidamente, perguntam se dá para incluir ao menos um aperitivo no dia-a-dia. Outros contam que não passam nem perto de um drinque. Em primeiro lugar eu lhes esclareço que não há motivo pata temor. Se a pressão esta bem controlada e o peso adequado, beber socialmente não faz mal. Até porque o álcool é um dilatador das artérias. Vários estudos associam benefícios para a saúde ao consumo regular, mas em doses moderadas, de vinho tinto especificamente. Isso porque, uma das substancias da uva, o resveratrol, ajuda a varrer gorduras das artérias.


Também há trabalhos mostrados que o vinho tinto eleva as taxas de HDL, o bom colesterol.
No entanto, até mesmo para beber socialmente, hipertensos, diabéticos e obesos precisam de um aval medico. Só o especialista saberá determinar, inclusive, o limite de dosagem para esses pacientes, examinando caso a caso.
Existem, contudo, um limite estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aqueles que não tem restrições.
  • 600 ml de cerveja no máximo por dia ou
  • 200 ml de vinho ou
  • 60 ml de destilados
Ultrapassar essas dosagens já implica em problemas. O consumo excessivo de álcool pode reverter todos os benefícios citados ate aqui. Copos e mais copos mexem com o tônus dos vasos, que, em um efeito rebote, acabam mais contraidos. O sangue começa a ter dificuldade para passar e a pressão, automaticamente, sobe. O exagero também leva a uma tendência a reter cálcio nas células musculares das artérias – o fenômeno é bem evidente nos alcoólatras -, o que provoca ou piora o quadro de hipertensão.
Sem contar que a bebida alcoólica funciona como irrigante gástrico e ainda pesa na balança – e como! Cada grama de álcool fornece 7 calorias. Confira alguns exemplos no final deste texto.
DE OLHO NA CAFEINA.
O Café é outro que vive no centro das discussões com os pacientes. Também não é preciso bani-lo.
Alguns estudos epidemiológicos até apontam uma menor taxa de males cardiovasculares entre aqueles que consomem duas xícaras de cafezinho todo santo dia.
No InCor, há investigações sobre a atuação do café nas artérias.
A substância que sempre põe o cafezinho na berlinda é a cafeína. Se ela cai em abundancia na circulação, é capaz de provocar a constrição dos vasos. Ai a pressão se eleva. Os mais sensíveis chegam a passar noites em claro quando exageram.
Embora o café seja o primeiro a ser lembrado quando se fala em cafeína, justamente por causa do nome, ele não é o único a oferecer a substancia. Alguns tipos de chá, como chá verde, o mate e o preto, contem teores bem consideráveis. Portanto, os hipertensos também deveriam tomar cuidado com eles.
O chocolate também tem lá suas doses de cafeína, fique você sabendo, mas nada que comprima as artérias. Alias, há estudos apontando o doce como benfeitor em casos de pressão alta. Mas não é qualquer barra, não. Os trabalhos elogiam apenas o tipo amargo.
Agora lamento se você anda fartando de chuchu – sim, surgiu esse boato por ai. Não conheço nenhuma pesquisa atestada o poder desse vegetal contra a hipertensão. Ele é bem-vindo em uma dieta balanceada, mas por motivos nutricionais. Alias, tomar infusões feitas com as folhas do pé de chuchu não tem o menor fundamento.
A única lógica imaginável é a seguinte: quanto mais água você toma – num chá de chuchu ou de qualquer outra coisa -, mais vontade sentirá de fazer xixi. Isso em tese representa um certo poder diurético. Basta ver que os medicamentos que aumentam a diurese arrastam, alem da água, o sódio e, por isso, abaixam a pressão.
Outra anda foi àquela mistura de berinjela com laranja, que ainda carece de trabalhos científicos para comprovar sua apregoada ação nos níveis de colesterol. Assim como o chuchu, a dupla, bastante nutritiva, é uma boa pedida para o almoço ou jantar. E só. Nada demais.
Por fim, um aviso à turma que baniu a pimenta do cardápio porque ouviu dizer que, alem de ardida, ela fazia a pressão ir para o alto. Bobagem. Pimenta não tem a ver com pressão. Alias, uma de suas moléculas, a capsaicida, esta envolvida na produção de substancias que afastam a tristeza e a melancolia – o que é ótimo.
ALCOOL ENGORDA.
Os drinques escondem muitas calorias.
BEBIDA                       TOTAL DE CALORIAS.
1 copo de 200 ml de batida de coco  504
1 copo de 200 ml de caipirinha  436
1 copo tulipa de 290 ml de cerveja  122
1 dose de 40 ml de vodca  96
1 dose de 40 ml de uísque  96
1 taça de 120 ml de vinho tinto  86
1 taça de 120 ml de champanhe  85

Nenhum comentário:

Postar um comentário