domingo, 3 de abril de 2011

HÉRNIA DE DISCO

CUIDADO COM A COLUNA.
Hérnia de disco cresce entre os jovens adultos. Mudanças de hábito no ambiente de trabalho ajudam a evitar o problema.

A dor nas costas – que já atinge uma das pernas e era tratada com acumputura e analgésicos – fazia parte da rotina da carioca Daniele Costa há um ano quando ela sentiu as costas travar no fim de um dia de trabalho. No hospital, os exames revelaram quatro hérnias de disco. Como tratamento, repouso absoluto por uma semana e um remédio para combater a dor. “ não quis ir ao medico porque pensava que tudo estava controlado. Na verdade, não tinha tempo para me cuidar, até que fui obrigada a parar”, conta Daniela, que tem 34 anos e é diretora executiva da MCF, consultoria de negócios em São Paulo. Esse é um comportamento comum entre as pessoas que sofrem de hérnia de disco. A maioria se contenta com o alivio da dor e não trata o problema, que vem atingindo cada vez mais gente, principalmente os jovens.
Ao contrario do que muitos jovens pensam o mal não é exclusivo de pessoas mais velhas e vem crescendo sensivelmente em adultos de idade entre 20 e 35 anos. “ Nos últimos cinco anos, atendi cerca de 25% a mais de pessoas nessa faixa etária com esse quadro”, afirma o ortopedista Abdalla Skaf, do instituto Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo. A má postura é uma das grandes vilãs por trás do problema, porque desgasta os discos entre as vértebras da coluna. Existem um disco a cada  duas vértebras.
Eles absorvem os choques e impactos e os distribuem pela coluna. A pressão sobre eles podem fazer com que o anel sobre o núcleo se rompa e seu conteúdo (gelatinosos, composto por água e proteínas) se desloque e comprima raízes nervosas da coluna, “Os mais atingidos são os dois últimos discos da coluna lombar”, diz o ortopedista.
Alem da má postura, freqüente no mundo corporativo, outras causas podem levar a hérnia, como a obesidade (10 quilos de sobrepeso aumentam em 25% o risco de hérnia de disco) e o sedentarismo.
“Se você não se alonga pelo menos três vezes por semana, aumenta em 15% a chance de hérnia”, alerta o reumatologista José Goldenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e autor do livro Coluna: Ponto e virgula (Editora Ateneu). Por outro lado, também corre riscos quem pratica atividades físicas sem orientação e de forma exagerada. São particularmente perigosos os esportes de forte impacto ( como judô, caratê, ginástica olímpica, basquete e tênis) e os que provocam vibração e trepidação (a exemplo do motociclismo), “Tem gente que trabalha demais e não tem tempo pra se exercitar, daí quer compensar o sedentarismo no fim de semana. Como a coluna não esta preparada, sofre lesões que podem resultar em hérnia de disco” diz a medica Silva Wasserstein, professora da universidade de São Paulo (Unifesp) e fisiatra da clinica Calia, em São Paulo. Tem mais: o Tabagismo é responsável por certa de 5% dos casos de hérnia de disco. E os saltos altos, que muitas executivas usam diariamente, também podem contribuir para o problema.
SINAL DE ALERTA
Na maioria dos casos, o desprezo pela dor – aliviada com o analgésico – contribui para agravamento do quadro. O doente pode ser surpreendido por um travamento repentino da coluna ou por uma fisgada na perna ( no nervo ciático, geralmente). “O primeiro sintoma logo que isso acontece”, explica o ortopedista e cirurgião Délio Eulálio Martins Filho, da Unifesp. “Se não for tratada, essa dor pode irradiar para os braços, para as pernas e atingir o pé, alem de provocar fraqueza muscular, formigamento e dormência”.
Ficar atento a qualquer dor lombar é uma ótima maneira de evitar que a degeneração dos discos aumente. Mas em alguns casos a hérnia pode surgir repentinamente, em pessoas que nunca se queixaram das dores. “Cerca de 25% a 30% da população pode ter sofrido de hérnia de disco sem qualquer dor anterior”, afirma o reumatologista José Goldenberg. Por isso, preste atenção em outros fatores que recomendam avaliação medica periódica.
“O código genético é um alerta importante”, diz o ortopedista Tarcisio Eloy Barros, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “ Se você tem parentes com esse histórico, tem propensão a problema de deformidades na coluna – como lordose, escoliose e cifose – também exige cuidados especiais.
O tratamento inicial da hérnia de disco prever repouso absoluto, medicação ( antiinflamatórios e analgésicos) e infiltrações, se necessário, alem de aplicação de bolsa de água quente. Quando a dor melhora, o paciente pode voltar às suas atividades usuais, desde que faça fisioterapia e alongamento e, se possível, RPG. O alongamento, a partir de então, deve ser adotado para o resto da vida. A cirurgia só é indicada quando não há melhora do quadro entre seis e oito semanas, ou quando o estado neurológico se complica. “ em mais de 95% dos casos, o problema tem cura com tratamento clínico”, diz  o reumatologista José Goldenberg. Mas o paciente precisa ser consciente de que o problema pode voltar caso ele não mude seus hábitos.
CORRER, AGORA, SÓ NO PARQUE
Depois do sofrimento pelo qual passou, a consultora Daniele Costa começou a se alongar e praticar natação. “ Foi a melhor coisa que fiz, nado três vezes por semana e não quero parar  nunca mais! Estou muito mais disposta.” No trabalho, a rotina também mudou. Ela não fica mais que 45 minutos sentada em frente do computador. Daniele admite que era workaholic antes de descobrir as hérnias. ‘ Sempre fui muito saudável, mas o trabalho foi aumentando e eu não tive mais tempo para relaxar ou fazer exercícios físicos. Quando fiquei de cama é que percebi o quanto era serio o que eu tinha feito comigo.” Ela conta que, num mês viajou muito e quase não mudou. No fim do mês, sentiu um desconforto na coluna que a fez lembrar as dores que sofreu por causa da hérnia. “ O pânico foi tão grande que voltei a nadar no mesmo dia.
PREVINA-SE
Alguns cuidados, no dia a dia profissional, ajudam a evitar a hérnia de disco. Confira as dias dos especialistas para proteger:

ü  Cadeira, mesa e acessórios devem garantir boa postura, apoiando coluna, pernas e braços. Todos devem permanecer em ângulo reto.
ü  Faça intervalos a cada 30 ou 45 minutos; levante, ande e alongue o corpo. Movimente-se! Isso interrompe a pressão que o corpo exerce sobre a coluna, evitando desgastes.
ü  Não cruze as pernas: os pés devem ficar bem apoiados no chão. Não sente na ponta da cadeira, nem com o corpo torto.
ü  Ao circular pela empresa, prefira usar a escada para ir de um andar a outro.
ü  Não faça movimentos que projetem a barriga para frente.
ü  Nada de saltos muitos altos para ir trabalhar. Eles sobrecarregam a coluna. O limite é de 4 centímetros.

Posição correta de sentar.
ü  Se você fala muito ao telefone e precisa executar outra tarefa ao mesmo tempo, tenha um headphone. Nada de apoiar o telefone no ombro, porque isso força o pescoço e a coluna.
ü  Não abaixe curvando as costas. Só dobre os joelhos.
ü  Cuidado com a postura ao abrir gavetas e também, ao carregar peso.
ü  Quando escovar os dentes ou conversar com alguém, nunca apóie o corpo todo numa só perna.
ü  O descontentamento com o ambiente de trabalho deixa qualquer um tenso, o que pode provocar dores nas costas ou agravar um quadro mais serio. Por isso, se possível, garanta boas condições físicas e emocionais no trabalho. E procure atividades para aliviar o estresse.

FONTE: você s/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário