terça-feira, 5 de abril de 2011

SOLUÇO NOS BEBÊS.

O QUE É SOLUÇO?
O soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma. É realmente inofensivo e a maioria desaparece espontaneamente em alguns minutos. Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos. Quando a criança come rapidamente, algumas vezes engole ar. Sem ter aonde ir, o ar engolido pode sair na forma de soluços. Seu filho pode achar o soluço bastante engraçado.
Sabe quando o seu bebê começa soluçar e você não sabe como fazê-lo parar? Essa é uma atitude normal principalmente as mamães de primeira viagem, mas não é necessário muita preocupação, pois os soluços são nada mais do que contrações do músculo do diafragma, este que separa a parte inferior da superior do tronco. Essa tal contração causa uma entrada brusca de ar dentro dos pulmões, o que causa aquela sensação e o barulhinho característico dos soluços. Veja algumas das causas do soluço:
Pode ser causado pelo frio, como correntes de ar no ambiente em que o bebê está ou pela falta de roupas, pois mesmo quando está muito calor devemos manter o bebê com pelo menos uma camisetinha sem mangas, cubrindo a barriguinha e as costas.

Outra causa pode ser pelo estomago do bebê estar muto cheio, quando ele mama demais, por exemplo. Nesse caso, você deve segurar o bebê no colo com as costinhas apoiadas em sua barriga, deixando a barriguinha dele livre para assim evitar a compressão do diafragma.
Mas, o estomago vazio pode também causar o soluço, bastanto apenas dar de mamar ao bebê.
Então, as unicas maneiras de acabar com os soluços dos bebês são: verificando se ele não está com fome, se for o caso alimentado-o com certeza vai passar; se está com frio, se caso estiver é só aquecê-lo; deixar o bebê durante uns dez minutos após as mamadas ou ficar com ele no colo até que a mamada faça digestão; dar ao bebê 10 ou 20 ml de água ou chá, assim que o soluço começar ou dar pequenos goles de água gelada, no caso de crianças um pouco maiores.
A ocorrência de soluços em bebês é bastante comum, pois o organismo deles ainda não sabe se controlar direito. E a maneira de parar com esse incomodo é bastante simples também como você viu. Mas, se acaso seu bebê estiver apresentando soluços muito frequentes e você estiver se preocupando com isso vale a pena conversar com o pediatra do seu bebê, pois ele saberá lhe explicar todas as causas e você ficará bem mais tranquila

Nenhum comentário:

Postar um comentário