quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ficar muito tempo sentado aumenta risco de doenças cardíacas

Ficar muito tempo sentado aumenta risco de doenças cardíacas. Esse comportamento sedentário também pode causar diabetes.

Pesquisadores do Instituto do Coração e Diabetes de Melbourne, na Austrália, descobriram que pessoas com comportamento sedentário, que passam muito tempo sentadas, correm mais riscos de desenvolver problemas cardíacos.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores agruparam 43 artigos que estudavam os hábitos das pessoas relacionados à saúde. Desses estudos, foram retirados os seguintes dados: população estudada, quantidade de horas que as pessoas passavam sentadas no trabalho ou em casa, sedentarismo e fatores de risco para outras doenças.
Ao final da análise, foi concluido que pessoas que passam mais de seis horas sentadas todos os dias correm um maior de desenvolver diabetes ou morte súbita por complicações cardíacas.
Os pesquisadores, porém, atentam ao fato de que, durante a pesquisa, foi analisada especificamente a relação entre passar muito tempo sentado e o risco de doenças, sem levar em conta a atividade física. Por isso, no resultado, pessoas que passam mais de seis horas por dia sentadas e praticam atividade física regular correm os mesmos riscos de quem não faz. A atividade física, porém, é um hábito muito saudável e não deve ser deixado de lado.
Portanto, a recomendação é, além da prática regular de exercícios físicos, mover-se mais durante o dia - seja em horário de trabalho ou em casa. Caminhar quando necessário, usar escadas e espreguiçar-se estão entre as recomendações dos especialistas.
Passar muito tempo sentado prejudica o corpo e o organismo
O sedentarismo faz parte da sociedade atual - e não apenas durante o trabalho. Quando você entra no ônibus, procura logo um assento vazio; quando está diante de uma praça de alimentação, espera impacientemente um lugar para sentar. Mas, já parou para pensar quanto tempo da sua vida você fica sentado? Provavelmente não, pois nos acostumamos a isso assim que chegamos à escolinha e somos encaixados na carteira.
Com o passar do tempo, sentar-se virou sinônimo de recompensa, de descanso. Porém, é importante reconhecer que isso pode ser prejudicial, principalmente se você passa o dia todo sentado. "Hoje em dia existem muitas profissões que mantém o indivíduo sentado. Quem trabalha em escritório ou como motorista, por exemplo, precisa tomar alguns cuidados com o corpo", indica Raul Santo de Oliveira, fisiologista do exercício da Unifesp.
Ai, minha coluna
Quem nunca sentiu dor na coluna, que atire a primeira pedra. A maior consequência de ficar muito tempo sentado é o comprometimento da coluna vertebral. "Quando estamos sentado, os discos intravertebrais - responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos - ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco", afirma o fisiologista. Circulação comprometida Além da coluna, problemas circulatórios sérios podem ocorrer. "Quando estamos sentados, há uma compressão de todos os vasos sanguíneos. O sangue não circula direito, há dificuldade de oxigenação do corpo, de transporte de nutrientes e de hormônios. O cansaço e a fadiga podem também ficar acentuados com a má circulação sanguínea", diz Raul Santo.
Obesidade
E por que não falar em obesidade? Quando você não se movimenta muito, o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é mais baixa. Isso, quando associado a outros fatores, como falta de exercício físico e pré-disposição, pode levar ao sobrepeso e, mais gravemente, a obesidade. 
A melhor saída
Para quem precisa trabalhar sentado, mudar de emprego não dá, claro. O caminho não é bem por aí. É muito mais simples que esse, na verdade. "As pessoas podem fazer exercícios simples de alongamento do corpo, quando estão sentadas ou quando se levantam para ir ao banheiro ou pegar um cafezinho. Espreguiçar-se vai dar maior oxigenação ao organismo.
Faça uma pausa a cada uma hora ou uma hora e meia sentado para alongar o pescoço e a coluna e mexer as pernas", explica Raul Santo. "É importante que a pessoa crie o hábito de alongar-se para reposicionar o corpo, tentando alcançar o equilíbrio postural." 

Fonte: Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário