sexta-feira, 8 de julho de 2011

Endometriose

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.

Locais de envolvimento

Os locais comuns da endometriose são: fundo de saco (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), tubas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.

Sinais e Sintomas

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. As dores podem ocorrer antes ou durante o período mestrual. Ela surge de repente, trazendo transtorno fisico, psíquico para a paciente. Aproximadamente 20% das mulheres tem apenas dor, 60% tem dor e 20% pode sentir dor tipo cólica mestrual intensa, dor abdominal durante a prática sexual.

Diagnóstico

O Ginecologista pode suspeitar uma endometriose na sua paciente pela infertilidade sem explicação. Também o exame físico pode dar a entender a presença da doença. O quadro de dor intensa,incapacitante e que não melhora com nenhum tipo de medicamento, é um grande indício de endometriose. O médico também pode sentir a presença de um foco da doença através do exame de toque. Em geral, a confirmação da doença é feita através da Videolaparoscopia. Alguns exames ajudam bastante, como a ultrassonografia e a Ressonância Magnética, por exemplo. Podem também ser utilizados vários exames imagiológicos tais como a Ecografia, a TAC ou TC, RM entre outras. Manual Merck

Tratamento

O tratamento varia conforme as decisões da doente como por exemplo: a sua vontade de engravidar ou de outras como os seus sintomas ou a sua idade. É reccorido a fármacos que libertam hormonas entre outras substâncias que diminuem o desconforto como por exemplo a dor e "danificam" os tecidos ou quistos endometriósicos. Quando a endometriose de uma doente está no estado moderado ou grave o tratamento mais eficaz é a cirurgia. O cirurgião extrái todo o tecido endometriósico e por vezes também os orgãos sexuais femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário