quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vinho tinto emagrece sem dietas

O vinho sempre foi considerado um poderoso coadjuvante da medicina. Nos tempos antigos desconfiava-se que ingerido, diariamente, em quantidades razoáveis, ele era capaz de tornar a longevidade mais provável. Mas foi apenas no fim do século 20 que surgiram publicações científicas comprovando os benefícios que esta bebida pode trazer.

O vinho tinto é muito rico em flavonóides, substâncias anti-oxidantes, que elevam o bom colesterol e abaixam o mau (LDL-colesterol), mantêm a coagulação do sangue normal e diminuem o chamado stress celular. Enfim, os flavonóides executam uma tarefa metabólica excelente para o organismo.
O principal componente dos anti-oxidantes do vinho tinto é chamado de resveratrol.

Resveratrol para que serve

Em 2008 pesquisadores notaram que camundongos submetidos a um dieta engordativa com alimentação padronizada (ração especial) não se tornavam obesos, se ingerissem resveratrol em doses pequenas, já outro grupo com a mesma alimentação, mas sem o anti-oxidante – ganhava peso.

Pesquisadores concluíram que o resveratrol é um elemento quimicamente útil para impedir a obesidade, mesmo em condições de excesso de comida. Será que teremos um dia o milagre: comer de tudo e não engordar? O resveratrol promete este sonho!

Porque o vinho ajuda a emagrecer?

Outra pesquisa, desta vez com humanos, comprovaram que bebendo uma ou duas taças de vinho tinto por dia, as mulheres tem 30% menos chance de acumular aqueles quilinhos a mais.

Mas esta conclusão só diz respeito ao público feminino, porque as mulheres têm uma quantidade maior das enzimas capazes de digerir o álcool. O que acontece é que o corpo feminino precisa produzir as substâncias em grande quantidade para metabolizar o vinho, e isso gera queima de energia, auxiliando na perda de peso!

Os benefícios do vinho

Além de auxiliar a perda de peso, o vinho tinto é um antioxidante poderoso e também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, na diminuição do colesterol e na capacidade de retardar o envelhecimento celular e orgânico.
Como consumir vinho para emagrecer:
Uma a duas taças ao dia são o suficiente para adquirir bons resultados na dieta. Não exagere na dose, pois o valor calórico de uma taça é de 100 kcal, em média.

Fonte: dieta e dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário