terça-feira, 24 de abril de 2012

Declare guerra contra verrugas

As elevações na pele causadas por vírus, que ocorrem sobretudo em mãos e pés, não são apenas feias e incômodas – as verrugas também são contagiosas. Cremes, toalhas de rosto e panos não devem ser divididos com outras pessoas.

Na hora de cuidar da pele, evite o contato com a verruga, para evitar o contágio. Para não ter verrugas, é aconselhável não andar descalço em piscinas, saunas, quadras de esporte ou quartos de hotéis.

Na maior parte dos casos as verrugas respondem melhor à ação de remédios naturais. Tenha a ajuda da despensa e escolha um dos métodos a seguir:

1 - Esfregue batata crua na verruga.

2 - Uma alternativa é passar o suco de um figo verde sobre a protuberância.

3 - Uma dica também eficaz é colocar a parte interna de uma casca de banana sobre a verruga no pé e fixar com um curativo.

4 - Corte um limão em fatias e coloque em uma tigela. Cubra com sidra. Deixe as fatias de molho por 2 semanas e depois esfregue a verruga com elas.

Fonte: Yahoo.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cosméticos com nutrientes da uva e seus benefícos.


Por serem ricas em polifenóis, capazes de prevenir o envelhecimento, as uvas e seu delicioso derivado, o vinho, se transformaram em um grande fornecedor de beleza. O deus Baco já sabia.

Graças aos polifenóis e bioflavonóides, antioxidantes naturais, o vinho possui uma série de virtudes que colaboram para frear o envelhecimento. De acordo com os especialistas, consumir uma ou duas taças de vinho traz benefícios para a saúde, pois diminui o colesterol ruim, reduz a pressão arterial e aumenta o fluido do sangue, além de fortalecer, relaxar e combater o estresse.

Perante estas virtudes, pesquisadores franceses começaram a investigar as propriedades das uvas e descobriram que a casca e as sementes contêm polifenóis, um potente antioxidante, muito mais poderoso que a vitamina C e E, o que serviu o mercado da cosmética em 1996.

Na região de Bordeaux (França), Matilde Cathiard e Bertrand Thomas foram os primeiros a introduzir a uva nos tratamento de beleza, transformando a região em uma importante e exclusiva vitrine de “vinhoterapia”, programas que ofereciam luxuosos banhos em suco de uva, algo parecido ao que Cleópatra fazia muitos séculos antes com o leite.

Por causa desses banhos e amparados sob a mesma filosofia foram surgindo balneários e centros de spa que oferecem desde mascaras faciais com extratos de uva até massagens corporais com polpa de uva fresca e óleos ricos em polifenóis, passando por tratamentos de abdômen, glúteos e programas rejuvenescedores, hidratantes e tonificantes.

Agora estes tratamentos podem ser desfrutados no mundo todo. Estudos recentes assinalam que se banhar em vinho melhora a qualidade da pele, além de combater a oxidação da derme. A indústria cosmética, sempre atenta às pesquisas, desenvolveu uma série de produtos que oferecem todas as virtudes da uva.

Entre as últimas novidades se encontra o complexo alimentício Esdor, "desenvolvido com a casca e a polpa da uva Tempranillo", explicou Carlos Moro, fundador do grupo Matarromera. Ele afirma que estas cápsulas "combatem os processos de involução cutânea, inibem a geração de radicais livres, melhoram a circulação sanguínea, estimulam a síntese de colágeno e elastina, além de favorecer o engrossamento da camada dérmica ajustada com a idade, reforçar a barreira cutânea e aumentar a vitalidade celular, a resistência e a flexibilidade da pele".

Os benefícios do derivado da uva.

Embora sempre seja um prazer beber um copo de vinho e melhor ainda se em boa companhia, a vinhoterapia é outra forma de desfrutar do vinho e de suas propriedades sem beber, uma alternativa natural que se baseia na utilização do suco da uva para obter benefícios para a saúde. Os tipos de uva mais utilizadas na vinhoterapia são a Cabernet, a Merlot, Tempranillo, Lambrusco, Sauvignon e Chianti. Estas uvas contam com importantes propriedades curativas para o corpo.

Nossa pele tem seu próprio mecanismo de defesa, mas na maioria dos casos não é suficiente, já que a atuação dos radicais livres, a poluição, o tabaco, os maus hábitos alimentares, o estresse, a falta de hidratação, os excessos de sol e a falta de sono provocam a oxidação das células, ou seja, o envelhecimento cutâneo.

"A enoterapia ajuda a atenuar e resolver estes problemas", diz Carlos Moro. Ele afirma "que a uva e seus derivados tem capacidade suficiente para reduzir o abdômen, firmar os glúteos, rejuvenescer os músculos e a pele, e tonificar os seios".
Nos centros de estética mais importantes do mundo se pode desfrutar por exemplo de um "peeling" de uva Cabernet, fantástico para eliminar as células mortas e deixar a derme preparada para uma drenagem linfática com cremes e bagaços de uvas tintas.
Após os tratamentos, a pele se mostra mais luminosa e hidratada, porque as uvas reparam o colágeno e aumentam a suavidade e a firmeza da derme. Mas não só isso, seus polifenóis atuam como desintoxicantes para a pele e ajudam a manter a membrana celular em bom estado.
Aliviar as cãibras musculares, neutralizar as varizes, diminuir o risco de hemorróidas, subir as defesas, melhorar a artrite, combater as alergias e reduzir a pressão arterial são também algumas das propriedades da vinhoterapia.
Cosméticos com nutrientes da uva
Você pode aproveitar os benefícios da uva em sabonetes, loções e até em cremes de depilação! Veja alguns exemplos:
O Antistax é um fitoterápico que utiliza folhas de uva para combater sintomas das varizes, como cansaço, inchaço e formigamento nas pernas.
http://l.yimg.com/os/289/2011/12/16/Natura-Plant-Prote--o-e-Realce-da-Cor-shampoo_213114.jpg
A Natura tem em sua linha de shampoos o Natura Plan com tocoferois da uva, que oferece mais proteção e realce da cor nos cabelos.

Para usar após a depilação, o Mousse de Parafina Depilart de Uva evita o ressecamento, hidrata e deixa a pele macia e sedosa.
http://l.yimg.com/os/289/2011/12/16/boticario_215309.png
O sabonete líquido malbec, da marca O Boticário, tem sementes de uva e promove a esfoliação, removendo as células mortas da pele.

A marca Essência de Fiori possui uma linha completa de produtos derivados da uva, como shampoos, condicionadores, creme para as mãos, sabonete líquido, hidratante e sais de banho.
Fonte: Yahoo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nova técnica de tratamento contra câncer de próstata oferece menos efeitos colaterais

Segundo estudo, maioria dos homens submetidos à novidade manteve ereção após o tratamento.

 Uma pesquisa publicada na revista Lancet Oncology aponta uma nova técnica de tratamento contra o câncer de próstata que usa ondas de ultrassom concentradas só nas partes da próstata atingidas por tumores. A vantagem dessa novidade é que causa poucos efeitos colaterais em comparação ao tratamento tradicional.A análise contou com 42 homens de idade entre 45 e 80 anos, com tumores localizados de grau inicial até agressivo. Todos foram submetidos a ressonâncias magnéticas. Por meio delas, foi possível identificar as regiões do órgão afetadas por tumores. Em seguida, deu-se início ao tratamento com ultrassom de alta frequência, que destrói o tecido doente pelo calor.

Os resultados mostraram que 90% dos homens que tinham ereção antes do tratamento mantiveram a função após os 12 meses de pesquisa, sendo que 14 indivíduos pertencentes a esse grupo precisavam da ajuda de remédios. Além disso, o tratamento não causou incontinência urinária.
Os dados são surpreendentes: 20% dos homens submetidos à radioterapia ou cirurgia de retirada da próstata sofrem disfunção erétil após o tratamento. A técnica padrão ainda causa problemas para conter a urina, que atingem de 30% a 70% dos pacientes.
No Brasil, a versão da máquina de ultrassom com foco de alta intensidade só pode ser encontrada no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo. Após a descoberta e testes mais abrangentes, entretanto, deve aumentar a disponibilidade do novo tratamento.

Câncer de próstata: entenda os procedimentos quando a doença é descoberta

Segundo o urologista Ricardo La Roca, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, quando é detectado um câncer de próstata, o primeiro esforço é saber se o tumor está localizado, avançado ou metastático. Se está situado internamente, recorre-se à cirurgia, à radioterapia externa ou à braquiterapia, que também é uma forma de radioterapia.
Quando o tumor está avançado ou já existem metástases, o médico pode indicar o uso de hormônio e optar por fazer ou não a cirurgia e a radioterapia, dependendo de uma série de fatores.
A primeira opção de tratamento é a cirurgia, feita através de uma incisão no abdômen, abaixo do umbigo, pela qual a próstata é removida e, com ela, o tumor. O doente permanece no hospital por quatro ou cinco dias. A radioterapia externa é realizada através de múltiplas aplicações, uma por dia, de um feixe concentrado de irradiação que incide sobre a próstata.
É um tratamento prolongado, que se estende por seis ou sete semanas, mas um pouco mais simples do que a cirurgia, já que não envolve internação, nem anestesia. E por fim, o terceiro método é a braquiterapia, que consiste na colocação de agulhas na próstata do doente mantido sob leve anestesia, através das quais são inseridas sementes radioativas dentro da glândula.
A cirurgia é a opção de tratamento mais agressiva, pois é uma intervenção complexa. A radioterapia e a braquiterapia são procedimentos mais simples, embora a próstata permaneça no organismo e possa apresentar uma recidiva do tumor, além de manifestações obstrutivas como a hiperplasia benigna.
No caso do tratamento do câncer de próstata neste estado, a cirurgia pode acarretar impotência sexual por lesão dos feixes neurovasculares que passam ao lado da glândula, bem como incontinência urinária nos três primeiros meses. A opção radioterápica não leva à incontinência urinária, mas em alguns casos, pode causar algum déficit sobre a potência sexual.
No câncer de próstata, só é possível falar em cura, depois de 10 anos sem a doença. Quem sobrevive 5 anos provavelmente está curado, mas é preciso esperar 10 anos para a alta definitiva. Quando o tumor está dentro da próstata, com a cirurgia há cura entre 85% e 90% dos pacientes. Se já saiu da glândula, a eficiência do tratamento cai muito. Com a aplicação de radioterapia e braquiterapia, 70% dos pacientes estão curados, depois de 10 anos. Com o tratamento cirúrgico, a doença pode reaparecer em 10% a 15% dos casos. Quando isto ocorre, o urologista pode lançar mão de medicações antitumorais ou hormonais que controlarão a doença por outro longo período, se ela for diagnosticada a tempo.

Fonte: Yahoo.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

Fim das pálpebras inchadas

Você sofre com pálpebras inchadas? Dá-lhe gelo nelas! Como o inchaço se dá pelo acúmulo de líquidos no tecido da pálpebra, tudo o que é frio ajuda. Dessa forma, os vasos sanguíneos se contraem, estimulando a circulação.

Veja como combater o problema:

1 - Coloque uma pequena quantidade de coalhada gelada em uma toalha e aplique-a em forma de compressa sobre os olhos fechados durante 15 minutos.

2 - Cubra as pálpebras com rodelas de pepino durante 10 minutos.

3 - Uma bolsa de gelo também pode ser colocada sobre as pálpebras. Pique o gelo e envolva-o em uma toalha para fazer a aplicação. Como alternativa, coloque uma colher de metal na geladeira (não no congelador nem no freezer!) e depois ponha-a sobre as pálpebras.


Fonte: Yahoo.com

Pule para emagrecer, tornear as pernas e enrijecer o bumbum

Jump, step e corda são esperança contra a flacidez e a celulite.

 Está com preguiça ou quer emagrecer? Então, pule. A receita é simples, mas dá resultado. Jump, step e corda são três exemplos de exercícios em que os saltos trazem muito resultado. "Eles trazem a melhora da capacidade cardiovascular e realizam um alto gasto calórico, além de serem muito divertidos", afirma a professora Milena Emídio, coordenadora da Triathon Academia. Aulas de ritmos variados, aerofight, circuito também possuem essas características e podem ser encaradas como opção para aqueles dias em que bater uma vontade de fugir da esteira.

A seguir, você conhece um pouco mais de cada um dos exercícios e pode começar já a praticá-los, preparando-se para pular ainda mais (de felicidade, desta vez).

Jump e stepO gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias.

CoordenaçãoJump e step trabalham a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

Pernas e bumbumSe você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump e step. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.

Tome cuidadoSe você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entra no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.

Efeito colateral
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Se você gostou da idéia, então aproveite as aulas de jump e de step. Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdome, mas a musculatura é solicitada , afirma a professora Milena Emídio.

Turma de amigosAlém de melhorar o condicionamento, as aulas de jump e step melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável , diz a professora da Triathon Academia

Dores após as aulasOs músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. Musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.

RespiraçãoNa medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.

Mudança de nívelO que muda nas aulas de step, de um nível mais básico para um mais avançado, é o grau de complexidade de coreografia: a combinação de movimentos de braços e pernas, giros e deslocamentos laterais. O tempo de aula também cresce, ultrapassando os 30 minutos.

Drenagem linfáticaPular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço.os resultados surgem após o terceiro mês de aula.

Step, jump e musculaçãoQuem faz step em um dia pode fazer musculação no dia seguinte. As aulas oferecem melhora da capacidade cardiovascular e muita resistência de membros inferiores. Já a musculação é benéfica para fortalecer os grupos que serão bastante solicitados nas aulas

Corda

Queima de calorias
Pense nela como sua companheira para emagrecer. Uma média de 60 minutos de treinamento de corda chega a derreter 800 calorias. Os atletas de boxe pensam nela para o aquecimento, inclusive, por causa do aquecimento cardiovascular e muscular de todo o corpo que os pulos oferecem. O ideal é praticar de duas a três vezes por semana.

BenefíciosHá condicionamento cardiovascular, além de tonificação dos membros inferiores, (panturrilha, glúteo e pernas) e do abdômen.

Para ficar mais difícilSe você for um atleta e usa a corda como um meio de melhorar sua resistência, é possível pegar mais pesado. Basta aumentar a velocidade de execução, o número de giros em menos tempo, pular mais e aumentar o tempo de treino. Mas é importante lembrar que o exercício tem impacto, exige condição física adequada, com bom preparo dos membros inferiores.

Excesso de pesoSe você precisa emagrecer, é melhor evitar a corda. Isso porque o impacto dos pulos pode prejudicar joelhos, tornozelos e coluna. Depois de perder uns quilos, no entanto, lembre-se dela como opção para enxugar o que falta.

Fonte: Minha vida.

Mitos e verdades

Beber líquidos com as refeições engorda?
Mito. Não se for um copo pequeno, com aproximadamente 200 ml, nesse caso o líquido irá umedecer os alimentos facilitando a digestão. Porém, líquidos em excesso juntamente com as refeições irá diluir o suco gástrico, prejudicando o processo de digestão.
Uma dica: Substitua o creme de leite por iogurte desnatado. Isso deixará sua receita com menos pontos e menos gorduras sem prejudicar a textura ou sabor dela! 

 Carboidrato à noite engorda?
Mito. Um grama de carboidratos tem 4 calorias independente do horário em que eles são consumidos. Por isso, ingerir carboidratos no período noturno não é a razão do aumento de peso. Mas, atenção! No período noturno a digestão fica mais lenta. Assim, faça a última refeição com o intervalo de, pelo menos, uma hora antes de ir se deitar.  
Uma dica: Asse frutas e legumes na churrasqueira durante o churrasco de domingo. Ter disponíveis alimentos saudáveis irá te estimular a consumi-los. Essa simples atitude pode fazer com que você economize muitas calorias e pontos!

Fonte: dieta e saúde.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Displasia mamária

A displasia mamária é uma alteração funcional e extremamente comum da mama feminina. A displasia se caracteriza por uma exacerbação da retenção de líquido da mama e pelo aumento da quantidade do tecido de sustentação. Isso torna as mamas mais sensíveis e cheias de pequenos nódulos endurecidos e dolorosos, especialmente na fase pré-menstrual.

A dor pode ser intensa, a ponto de não permitir à mulher deitar-se de bruços ou praticar exercícios. Em alguns casos pode aparecer uma secreção clara nos mamilos.

A displasia mamária não induz e nem se transforma em câncer da mama, e pode desaparecer espontaneamente.

A grande maioria das mulheres não necessita de nenhum tratamento, apenas uma consulta médica para se certificar do diagnóstico, afastando a possibilidade de um tumor maligno.

Quando necessário, o tratamento deve ser individualizado, utilizando-se vários tipos de medicamento, dependento da sintomatologia e da intensidade do quadro.

Em alguns casos, a mama forma pequenas cavidades ou cistos, facilmente identificáveis na ultrassonografia, que contêm líqüido e podem ser bastante dolorosos. Não há, na maioria das vezes, necessidade de operar esses cistos, mas apenas esvaziá-los com uma punção, para aliviar o desconforto.

As mamas com displasia, por serem mais densas e sensíveis, podem dificultar o auto-exame e a própria avaliação ginecológica. Por isso os médicos costumam solicitar a ultrassonografia com maior freqüência nesses casos.


IMPORTANTE
  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site possuem apenas caráter educativo.

Fonte:  Medicina Avançada Dra. Shirley de Campos.

Vaidosos e alérgicos

Muitas pessoas são alérgicas a alguns ingredientes dos cosméticos de uso diário, sobretudo a lanolina, encontrada em bases, pós, removedores de maquiagem e autobronzeadores.

A lanolina é produzida pelas glândulas sebáceas de carneiros. Do ponto de vista químico, é uma cera, e não uma gordura, e contém 25 a 30% de água. Em geral, fique atento aos rótulos. A surpresa, ao se maquiar, pode não ser tão agradável.

1  - Em caso de erupção cutânea, aplique um pouco do produto suspeito no braço (acima do cotovelo ou na dobra) durante cerca de uma semana, para verificar se causa reação.

2 - Se a suspeita se confirmar, leia o rótulo para verificar se contém lanolina e procure produtos que não a contenham.

3 - Se você tiver problemas com diferentes produtos, verifique se eles têm um ingrediente comum e evite-os durante um tempo, observando se há alguma mudança.

4 - Em caso negativo, procure o médico. O problema pode estar relacionado à alimentação ou talvez você seja alérgico a outra substância. 

Fonte: Yahoo.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Anencefalia

O que é Anencefalia?  

Anencefalia é uma má formação do cérebro durante a formação embrionária, que acontece entre o 16° e o 26° dia de gestação, caracterizada pela ausência total do encéfalo e da caixa craniana do feto. 

Diagnóstico de Anencefalia

Em 100% dos casos, o diagnóstico é dado por meio de ultrassonografia, não havendo margem de erro. 

Tratamento de Anencefalia

Não há tratamento possível para a anencefalia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda tentar a ressuscitação da criança em casos de parada cardiorrespiratória. No entanto, a conduta médica ainda é variável no Brasil, podendo haver o uso de suporte ventilatório para o bebê conseguir respirar enquanto estiver vivo. 

Fatores de risco

Os casos de anencefalia são mais comuns na primavera, mas as causas desse fenômeno ainda são desconhecidas. Em metade dos casos, a anencefalia acontece porque a mãe sofre uma deficiência de ácido fólico durante a gestão. Fatores genéticos também podem predispor o aparecimento desse tipo de anormalidade. 

Prevenção

A prevenção da anencefalia se dá pela suplementação com ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e nos primeiros três meses de gestação. O suplemento é ingerido em forma de pílulas e complexos vitamínicos específicos para gestantes. A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. 

Convivendo/ Prognóstico

O prognóstico de um bebê com anencefalia é de algumas horas ou dias, não havendo condição de sobrevida. 

Complicações possíveis

A gestante de um bebê anencéfalo pode sofrer um acúmulo de líquido amniótico dentro do útero, fazendo com que ele não se contraia corretamente e venha a causar hemorragias durante o pós-parto. Em função da má formação craniana, esses fetos assumem posições anômalas durante o parto, podendo dificultar o processo. 

Fonte: Yahoo.com

Estudo aponta risco de anticoncepcional da Bayer

A Bayer HealthCare Pharmaceuticals informou que atualizou as bulas dos anticoncepcionais contendo drospirenona nos Estados Unidos, seguindo a determinação do órgão regulador americano. O novo texto alerta que o medicamento com esse hormônio pode estar associado com "risco mais elevado" de tromboembolismo venoso (TEV) do que outros remédios. No Brasil, o laboratório comercializa os anticoncepcionais Yaz e Yasmin com esse hormônio.
 A empresa, no entanto, ressalta que "dados clínicos de período de mais de 15 anos e os resultados de estudos de segurança realizados pós comercialização de até 10 anos" reforçam a conclusão da companhia de que os medicamentos são "seguros e eficazes quando utilizados conforme orientação médica". A Bayer também atualizou as bulas no Canadá, na Austrália e em países da Europa, a pedido de órgãos reguladores locais. Mas isso não deverá ocorrer no Brasil, informa a assessoria de imprensa da empresa, sem que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determine a mudança.
A agência brasileira informou que, quando os estudos foram publicados, no ano passado, os médicos foram convocados a denunciarem a formação de coágulos sanguíneos relacionados ao uso de drospirenona. Em seis meses, nenhum episódio foi relatado.
A agência informa ainda que tem acompanhado o caso e solicitou os estudos à FDA. "Até o presente momento, não houve sinal de risco sanitário identificado no âmbito do Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - Notivisa".
O vice-presidente do departamento de Doenças Cerebrovasculares da Associação Brasileira de Neurologia (Abneuro), Rubens Gagliardi, lembra que todo anticoncepcional tem risco de facilitar a trombose, que pode levar ao Acidente Vascular Cerebral (derrame). "Esse tipo de suspeita (risco maior de provocar o coágulo sanguíneo) merece um estudo aprofundado, com segmento populacional grande, por três ou quatro anos. O risco de AVC é muito sério. Se for comprovado, deve ser divulgado na bula, sim". 

Fonte: Yahoo.com

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pelo direito de não querer ter filhos

 Por mais que nos consideremos seres livres, estamos presos à amarras invisíveis que se apoiam na desculpa das tradições culturais. Ter filhos é uma delas. Por mais que estejamos vivendo num período em que preconceito com quem questiona o padrão nesse quesito começa entrar em processo de queda, muita gente ainda te olha como um extraterrestre quando você pronuncia as palavras: “Eu não quero ter filhos.”

Ter filhos sempre foi uma tradição muito cultuada e esperada na sociedade. Tanto é que um dos papéis principais de nossas mães e avós era parir e cuidar dos filhos. Além de cuidar da casa, essa era a função principal de todas as mulheres – muitas delas nem tinham o direito de questionar se queriam realmente ser mães. Esse comportamento se explica pois ele segue a ordem de evolução da natureza – machos caçam e espalham os seus espermatozóides para o maior número de fêmeas que conseguirem na vida. A fêmea aguenta o filhote no bucho, dá a luz, cuida da cria enquanto o macho sai em busca de alimento. Mas temos que ter muito cuidado ao criar conceitos tão importantes para nossas vidas, nos baseando na realidade dos outros animais. As pessoas não precisam mais se preocupar em reproduzir desesperadamente, porque já conquistamos nosso espaço como espécie e principalmente pelo fato que o mundo já está superlotado. Nossa realidade hoje é outra.

Não estou dizendo aqui que as pessoas devem parar de dar cria. Imagina. As gerações precisam continuar, a economia precisa de mão de obra jovem, criança é vida. Mas isso não significa que TODO MUNDO precise fazer isso. Só que algumas pessoas ainda não perceberam isso, e nem se questionam realmente se se consideram preparadas para colocar mais um ser no mundo, em questões financeiras e (principalmente) de sanidade mental. Sério. Tem gente que não dá conta nem da própria vida e quer mesmo ser responsável pela criação de uma outra, ou, nos casos mais dramáticos, de muitas outras. Fico me perguntando: se de repente não querer ter filhos fosse visto como uma escolha tão comum quanto não querer pintar as unhas do pé, quantas pessoas teriam escolhido resolver seus problemas primeiro em vez de envolver mais um serzindo neles? Ou seja, a questão não é não ter filhos – é ter o direito de escolher se quer tê-los, sem precisar prestar contas para um monte de gente.

Há também o caso de mulheres que sofrem preconceito por decidirem ter filhos mais velhas – vulgo, com mais de 30. Ora, se hoje as nossas condições de vida permitem que uma mulher de 30 anos esteja no auge de muitas coisas, como podemos dizer que essas mulheres já estejam ficando velhas demais para essa escolha? Sim. Há questões de saúde, mas a medicina tem avançado muito nessa questão, desenvolvendo alternativas para mulheres que decidem engravidar mais tarde. Há também a questão da disposição – uma mãe de 45 anos provavelmente não terá a mesma disposição que uma de 25, mas como saber se, em questões de sabedoria, uma mulher nessa idade está muito mais centrada e certa dos valores que quer passar para um outro ser? E aí o que vemos são mulheres desesperadas com a possibilidade de não estarem prontas psicologicamente para gerar outro ser, mas que ignoram esse fato em nome da pressão invisível que ainda insiste em clamar que mulher que não teve filhos, não teve real utilidade para a vida. É aquela velha história “- Você vai mesmo deixar sua mãe sem netos?”, como se devêssemos fazer uma escolha tão séria em nome de uma vontade das nossas mães – elas já tiveram as vidas delas, as chances delas, e já fez as escolhas delas. Agora é a nossa vez.

A escolha de querer ter filhos precisa vir de dentro (não só do chamado do corpo, mas também das condições da mente), e não de imposições sociais ou familiares. Assim como casar na igreja, ou morar junto, as pessoas precisam entender que a realidade de hoje é diferente, e que esses conceitos podem e devem ser revistos, para que sejam ajustados da melhor forma a realidade de cada um – hoje. Fazer as nossas escolhas em vez de ir pro caminho que o vento te leva, é a maior garantia de uma vida mais feliz e, o mais importante, com menos arrependimentos.

Fonte: Yahoo.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como cuidar dos dentes de crianças pequenas?

Como posso cuidar dos dentes dos meus filhos na idade entre um e três anos?

Ensinar bons hábitos de higiene bucal para seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode ensinar a eles. Isto significa ajudá-los a escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, mostrar a maneira certa de usar o fio dental , incentivá-los a comer pouco entre as refeições e sempre ir ao dentista.A maioria dos dentistas recomenda que as crianças devam começar a ir ao dentista com dois anos de idade. Isto dá ao profissional a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes do seu filho e, além disso, você pode aprender vários tópicos, como os dentes se desenvolvem, a importância do flúor, como ajudar seu filho a cuidar bem dos dentes, como lidar com o uso da chupeta, sobre a alimentação e como prevenir ferimentos na boca.Nunca deixe de dizer que é bom ir ao dentista. Explique a seu filho que uma consulta com o profissional ajuda manter a boa higiene bucal. Ao transmitir uma atitude positiva, você estimulará o seu filho a ir ao dentista regularmente.

O que devo fazer quando os dentes do meu filho começarem a nascer?

Os dentes começam a nascer quando o bebê tem seis meses de idade e continuam a erupcionar até o terceiro ano de idade. Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Fale com seu dentista ou pediatra sobre estes medicamentos. Se seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.

Qual é a maneira certa de escovar os dentes do meu filho pequeno?

Primeiramente é importante estar ao lado de seu filho no momento da escovação até ele atingir a idade de seis anos. Siga as indicações abaixo:
  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe seu filho engolir o creme.
  • Use uma escova macia. Primeiro limpe as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
  • Escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
  • Escove a superfície de mastigação dos dentes, para frente e para trás.

Chupar o dedo faz mal? Como posso evitar isto?

O reflexo de sugar é normal e saudável nos bebês. Mas, o hábito de chupar o dedo pode causar problemas de desenvolvimento da boca e do queixo, e afetar a posição dos dentes, principalmente se continuar depois que os dentes permanentes tiverem nascido. O resultado disso pode ser dentes anteriores que nascem inclinados para fora, ou mordida aberta. Isto pode causar problemas na vida adulta, como, por exemplo, dentes que se desgastam rapidamente, maior número de cáries e desconforto ao mastigar. As chupetas também podem causar danos parecidos, se usadas após a erupção dos dentes permanentes.
A melhor maneira de tratar o hábito de chupar o dedo é através de estímulos positivos, não de palavras e comportamentos negativos. Para seu filho, o hábito de chupar o dedo é uma coisa natural. Elogie seu filho quando não estiver chupando os dedos. Talvez seja preciso resolver o problema de ansiedade que leva seu filho a ter este hábito. Você pode conscientizar seu filho que ele tem este hábito, colocando um esparadrapo no dedo que ele chupa ou uma meia em sua mão à noite. Seu dentista ou pediatra pode receitar um medicamento com sabor amargo para passar no dedo o que leva a criança a perder este hábito com mais facilidade.

Fonte: Yahoo.com

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Autismo



O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.
O que é Autismo?
Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.
Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico
Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70 por cento das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40 por cento das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da adolescência.
Algumas crianças autistas apresentam aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser vistos na tomografia cerebral computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens da ressonância magnética podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.
Assim, pode ser muito difícil para o médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e tratamento
Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida.
Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando adultos.
Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.
Fonoterapia é iniciada precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais dedicados.
Lista de Checagem do Autismo
A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.
 
Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
Risos e sorrisos inapropriados,
Não temer os perigos,
Pouco contato visual,
Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
Brinquedos muitas vezes interrompidos,
Aparente insensibilidade à dor,
Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
Preferência por estar só; conduta reservada,
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,
Faz girar os objetos,
Hiper ou hipo atividade física,
Aparenta angústia sem razão aparente,
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
Apego inapropriado a objetos,
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais e dificuldades em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para objetos em vez de usar palavras.
Fonte: ABC da saúde e Wikipédia.