terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Remédios naturais para tratar da saúde.

Nem sempre é preciso apelar para a farmácia na hora de resolver um problema. Às vezes, a solução é bem mais simples e está bem ali, na fruteira de casa.
A eficiência dos remédios naturais é velha conhecida da sua avó e das gerações passadas, mas tem se perdido atualmente em parte, devido à facilidade em encontrar serviços que funcionam 24 horas.
Sem dúvida, não é o caso de tentar cuidar da sua saúde sozinha. A opinião de um especialista é fundamental sempre que você nota algo estranho no seu corpo.
Mas quando o mal-estar parece simples, as dicas caseiras podem aliviar bastante um inconveniente que, dali a pouco, desapareceria.

 Azia
Receita: Comer gengibre
Por que funciona: estudos mostram que o gingerol e shogoal presentes no gengibre são eficazes no controle de náuseas.
Riscos: contra indicado para pessoas com hipersensibilidade ao gengibre ou seus componentes. Dormencia na língua e olhos inchados após comer a raiz são sinais de alergia. 
  
Cólica Menstrual
Receita: suco de abacaxi com couve
Por que funciona: a bromelina do abacaxi atua como antiinflamatória e os nutrientes cálcio e magnésio da couve são relaxantes musculares.
Riscos: pessoas hipersensíveis ao abacaxi não devem tomar. Insônia 
  
Insônia
Receita: Suco de maracujá adoçado com mel de laranjeira
Por que funciona: o maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, sendo indicado para combater insônia, agitação, irritação e ansiedade. O mel de flor de laranjeira também tem propriedades calmantes.
Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade pelos riscos de botulismo.

Intestino preso
Receita: Aumente o consumo de fibras. Inclua a semente de linhaça em sucos ou frutas.
Por que funciona: as fibras aumentam o volume do bolo fecal facilitando sua eliminação.
Riscos: pessoas que aumentam o consumo de fibras também precisam beber mais líquidos, senão há o risco da prisão de ventre piorar

Afta
Receita: Fazer bochechos com água e própolis ou aplicar o spray diretamente sobre a afta
Por que funciona: o própolis tem função analgésica, cicatrizante e antiinflamatória
Riscos: não existem contra indicações ao uso do própolis.

Tosse
Receita: Mel de eucalipto com gotas de própolis
Por que funciona: o mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório
Riscos: Pessoas diabéticas não podem consumir o mel, assim como menores de 1 ano de idade.

Fonte: Yahoo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fruta romã e seus benefícios para saúde e beleza

Com aparência exótica e sabor delicioso, esta fruta vem cada vez mais conquistando os brasileiros. A romã é a fruta mais rica em antioxidante que existe, deixando para trás até a cereja e o açaí, e contém mais polifenóis que o vinho tinto e o chá verde. Seu efeito antioxidante e anti-inflamatório faz da romã uma fruta essencial para a saúde, vários estudos comprovaram que a fruta: previne o diabetes, protege o cérebro e o coração, combate a hipertensão, a disfunção erétil, a obesidade, o colesterol e o câncer!

Romã benefícios

Além de saborosa esta fruta ainda oferece uma série de benefícios para saúde e beleza. Na romã se aproveita tudo, da polpa à casca, sendo indicado seu consumo o ano inteiro.

Para Beleza

- Sua ação antioxidante protege a membrana e o DNA dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
- Tem ação antimicrobiana, que auxilia no combate à acne, e atua também como clareador da pele.
- Protege as células da ação dos raios solares, prevenindo manchas causadas pelo sol.
- Contém ainda propriedades estrogênicas que ajudam na prevenção da osteoporose e da menopausa.
- Retarda a flacidez cutânea, evita a perda da elasticidade, rugas e manchas.

Para Saúde

- Vários estudos apontam a romã para prevenção de doenças como o câncer de mama e próstata.
- Auxiliam na redução de tumores e diminue o aparecimento de células cancerosas.
- Ajuda a controlar a pressão arterial.
- Reduz os níveis do colesterol ruim (LDL).
- Reduz as chances de infarto e derrame.

Para a Boa forma

- Melhora a circulação sanguínea, com isso aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo.
- Seu efeito diurético diminui o inchaço, combate a celulite, e funciona como poderoso emagrecedor.
- Poderoso anti-inflamatório, auxilia no emagrecimento, sendo que a obesidade está associada a um grau baixo de inflamação no tecido adiposo.

Mais benefícios

Um estudo realizado nos Estados Unidos afirma que beber um copo de suco de romã diariamente pode ajudar no combate à impotência sexual masculina.

De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a fruta é rica em antioxidantes que estimulam o aumento da circulação sanguínea nos órgãos genitais do homem, facilitando a ereção.

Como fazer suco de romã

O suco feito com a casca, as sementes e a polpa (sim, tudo junto!) ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata.

Ingredientes:

- 1 romã inteira bem lavada
- 200ml de água
- adoçante (opcional)
Modo de fazer:

- Bata tudo no liquidificador e coe.
- Tome antes do almoço, substituindo o lanche.

Dica:
Para não estranhar o sabor, faça o suco inicialmente sem a casca de fora, mas usando toda a polpa, só depois vá deixando ficar um pedaço ou outro de casca.... até bater a romã toda.

Fonte: Dieta e dicas. 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Memória e raciocínio se deterioram a partir dos 40 anos, diz estudo

Em 10 anos, o rendimento de raciocínio caiu 3,6% para os homens e mulheres de 45 a 49 anos
Cognição: capacidade de raciocinar e compreender diminuem rapidamente conforme envelhecemos Cognição: capacidade de raciocinar e compreender diminuem rapidamente conforme envelhecemos  (Thinkstock)

A memória e o raciocínio começam a se deteriorar a partir dos 40 anos de idade, muito antes dos 60 anos, como se acreditava de maneira geral. A descoberta foi feita por um estudo publicado nesta sexta-feira pela revista médica britânica British Medical Journal (BMJ).

"Nossa capacidade de raciocinar e compreender começa a declinar já a partir dos 45 anos de idade", afirma um comunicado do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) francês, responsável pelo estudo. Segundo o INSERM, os resultados mostram que o rendimento cognitivo (com exceção dos testes de vocabulário) diminui com a idade, e isto ocorre cada vez mais rapidamente na medida que as pessoas envelhecem

Pesquisa - Na análise, desenvolvida por especialistas do INSERM francês e da University College de Londres, a saúde mental de mais de 7.000 pessoas foram estudadas e acompanhadas por dez anos (1997-2007). Os participantes eram funcionários públicos do Reino Unido, com idades entre 45 e 70 anos. As funções cognitivas dos voluntários foram medidas três vezes durante os dez anos. A ideia era avaliar a memória, o vocabulário, a audição e a compreensão.

Entre os testes aplicados, estavam: o de escrever a maior quantidade de palavras que pudessem lembrar que começassem com a letra S, ou a maior quantidade de nomes de animais. Todas as pontuações cognitivas, com exceção do vocabulário, começaram a diminuir entre todos os grupos de idades que foram avaliados. Porém, o decréscimo foi mais acentuado entre os funcionários com maior idade.

Em 10 anos, o rendimento de raciocínio caiu 3,6% para os homens de 45 a 49 anos, e 9,6% para os de 65 a 70 anos. No caso das mulheres, a queda é a mesma (-3,6%) para o primeiro grupo etário e menos considerável (-7,4%) para as mulheres de 65 a 70 anos.

Para Archana Singh-Manoux, que coordenou a equipe do INSERM, é importante determinar a idade de início do declínio cognitivo. "Isso porque possivelmente é mais eficaz atuar desde o começo desse declínio, em particular com o uso de medicamentos, para mudar a trajetória do envelhecimento cognitivo".

Controvérsia - Apesar de estar claro que o rendimento cognitivo diminui com a idade, a data de início da queda gera controvérsia. Estudos recentes descartaram que o fenômeno pudesse começar antes dos 60 anos, segundo o INSERM. "A expectativa de vida segue aumentando e entender o envelhecimento cognitivo será um dos desafios deste século", concluíram os pesquisadores. Os especialistas também destacaram a importância de levar uma vida saudável, já que isto é muito beneficente em longo prazo.

Fonte: Revista Veja

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Clareie os cabelos loiros

É possível mudar a cor dos cabelos sem recorrer a tinturas químicas. Mas manusear tintas naturais requer um pouco de prática. É aconselhável tingir apenas uma mecha do cabelo para ver o resultado, antes de proceder no cabelo todo.

Siga com precisão as instruções de tempo de aplicação das cores, assim a nova tonalidade não ficará nem fraca nem forte demais.



1 - Para clarear cabelos já louros e deixá-los ainda mais brilhantes, despeje 150 ml de água fervente sobre o suco e a casca ralada de um limão sem agrotóxicos. Reserve por 30 minutos. Coe e acrescente uma colher de chá  de vinagre de maçã. Lave os cabelos e em seguida embeba-os homogeneamente na mistura. Enxágue após 10 a 15 minutos com água quente. Repita o clareamento uma vez por semana.

2 - Para adquirir um louro intensamente brilhante, misture 150 g de flores de camomila em água fervente e reserve por 30 minutos. Deixe escorrer e ponha as flores em uma bacia junto com 100 g de raiz de ruibarbo seca e bem triturada (você encontra em casas de ervas medicinais e produtos naturais). Acrescente uma colher de sopa de azeite de oliva e quantidade suficiente de água fervente até obter uma consistência pastosa. Aplique a pasta sobre os cabelos com o auxílio de um pincel largo, cubra-os com um plástico e deixe agir durante 30 minutos. Enxágue e lave os cabelos em seguida.

(Fonte:Yahoo)